1.2.10

O Ladrão de Raios, o filme: Sucesso ou Fracasso?

 Por Shah Aguiar

Nas duas últimas semanas o fórum brasileiro de Percy Jackson e os Olimpianos abriu um novo debate questionando a crítica feita pelo site Box Office Mojo: O Fracasso de Percy Jackson.
O Motivo, eles afirmam, é “O Ladrão de Raios” ser uma das várias tentativas de Hollywood de lançar filmes adaptados de livros de fantasia para crianças e jovens. As notas do site indicam que outras adaptações que têm tentado seduzir o público da saga "Harry Potter" que vieram antes tinham tudo para dar certo e falharam: "Eragon", "Ponte para Terabithia", "As Crônicas de Spiderwick", "Coração de Tinta" "A Bússola de Ouro", "Circo dos Horrores" e "Os seis signos da luz".
Vale Lembrar a todos então que os LIVROS Eragon, O Ladrão de Raios, Coração de Tinta e Harry Potter – por exemplo – são totalmente distintos e qualquer fã que já tenha lido as quatro sagas sabe dessas diferenças. Por exemplo, o que um pai que tem o dom de trazer vida a histórias de livros tem a ver com um cavaleiro de dragão que tem que destronar um rei tirano?
Agora, quanto ao filme ser um fracasso, vai depender se Chris Columbus e Craig Titley estão fazendo o filme para eles ou para os fãs. O que Hollywood ainda não percebeu é que quem move o sucesso de um filme somos nós. E ao que parece, Craig Titley está se importando mais com as suas opiniões pessoais quando diz, em uma entrevista ao site Latino Review, que “Percy é bobo e parece ter nove anos de idade”. Devido a esse pensamento, justifica, ele achou melhor amadurecer os personagens no filme e cortar o termo carinhoso “Cabeça de Alga”, como Annabeth chama Percy. Devemos lembrar ao roteirista que a série é para crianças ou ele pretende escrever um Best-seller melhor? Será que só porque ele está estudando para um doutorado em mitologia grega é apto para o cargo de Roteirista?
Devo acrescentar que ao ler essa entrevista os fãs brasileiros da saga Percy Jackson ficaram muito desapontados e desesperançosos quanto à qualidade do filme. Mas ainda assim aguardam ansiosos pela estréia.
A história que rodeia a saga PJ&O tem tudo para ser digna de um filme avassalador. Mas se esse filme fará sucesso ou não, não vai depender do autor Rick Riordan, que já mostrou o seu talento a milhares de fãs espalhados pelo mundo, e nem dos fãs, que independente de gostarem ou não do filme comparecerão a pré-estréia e a estréia nos cinemas. Acho que já ficou claro quem vai levar a culpa (pelo menos da parte dos fãs) se o filme não fizer o sucesso esperado.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Fan-tastic ! Design by Insight © 2009